- Área: 60 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Yasunori Shimomura
-
Fabricantes: Panasonic, Sanwa, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma residência com arcos e dois pátios na mistura de culturas e influências. No início do processo de projeto, a solicitação do cliente era clara, ele preferia as "características arquitetônicas de Peranakan de Singapura", ou seja, uma atmosfera extraordinária para a casa e, além disso, tinha uma imagem nítida da localização e da fachada da sala. Por esse motivo, a princípio, levando os elementos arquitetônicos da Peranakan para o design, criamos o projeto conforme solicitado e ampliando o pedido do cliente.
Portanto, o conceito foi criado de forma que o elemento arquitetônico principal da Peranakan - que apresenta uma paisagem como uma arcada, conectando o espaço frontal das marquises dos edifícios e a parede lateral com arcos enfileirados - seja incorporado às casas geminadas no estilo japonês.
O tamanho dos arcos varia ritmicamente e, na parte posterior da casa, suas camadas são sobrepostas, essa configuração cria sombras no espaço, adicionando profundidade à imagem inteira da casa. Dentro das salas, há uma sensação de expectativa como se passasse pelos pilotis da arquitetura Peranakan, um lugar onde é possível sentir a conexão com o exterior. Seu desenho corta uma parte dos arcos e produz uma sensação de abertura com este eficiente efeito visual.
Quanto à estrutura, a casa é construída com uma taxa máxima de cobertura da edificação, como uma casa geminada, um jardim frontal e um pátio no interior. Esses quintais se conectam suavemente entre o espaço externo e o espaço interno privado, criando uma sensação de abertura e conexão vertical com o céu, sentindo a luz natural do sol junto com as estações e o tempo, o que, na verdade, gera também uma abertura e movimentos profundos. Além disso, as paredes externas constituídas pela fachada e pelo pátio permitem que o vento atravesse as aberturas por causa dos arcos.
No que se refere à ventilação interior e isolamento térmico, as paredes e o teto são fabricados em material natural, com acabamento em gesso. Quanto ao isolamento térmico são utilizados madeira e vidro em várias camadas para melhorar o desempenho térmico. Além disso, um segundo sistema de ventilação é selecionado, removendo as impurezas do ar externo através de um filtro, permitindo que o ar limpo circule por todos os cantos da casa.
A planta foi concebida através do corte e reconstrução de uma casa geminada adjacente. Esta casa renasceu pelos arcos reinterpretados dos elementos arquitetônicos exóticos, pelo jardim da frente e pelo pátio. Luz, vento e as mudanças diárias das estações podem ser sentidas claramente nesta casa. Uma vida diária confortável é usufruída pelos moradores, acrescentando uma essência de elementos simples, mas exóticos, fazendo com que esse ambiente valorize seus corações.